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  • 12/11/2018 - SEIS DICAS IMPERDÍVEIS PARA MELHORAR A CAPTAÇÃO DE ALUNOS

    Entender o novo jovem e o novo consumidor é uma necessidade premente das Instituições de Ensino ninguém mais tem dúvidas. Mas o cenário da captação de alunos está cada vez mais complexo e difícil.Os dados de 2017 mostram que o ensino presencial sofreu um decréscimo no número total de alunos, cenário que repete 2016. O ensino a distância foi quem impulsionou o crescimento em geral do número de matriculados em 2017. Mas enquanto na rede privada este crescimento de 2017 foi de 16% em relação a

  • 29/10/2018 - OS RESULTADOS ALARMANTES DO ENADE 2017 - E AGORA?

    E finalmente temos o resultado do ENADE 2017. Dado o tardio tempo de divulgação dos resultados pelo INEP/MEC, muito próximo aos insumos para cálculo de CPC (Percepção Discente e Corpo Docente), poucos pararam para discutir o que representa os resultados ENADE e estão debruçados na conta CPC a partir dos insumos oficiais divulgados.E é bom o fazer porque as notas ENADE não são satisfatórias.Muito embora nas médias padronizadas tivemos um crescimento de 3,6% de 2014 para 2017 conforme tabela

  • 22/10/2018 - GESTÃO DA PERMANÊNCIA EFICAZ

    Apesar de ser um tema bastante incômodo para os gestores educacionais, a evasão de alunos no ensino superior ainda carrega poucos contornos práticos no Brasil. É compreensível que muitos gestores educacionais optem por estratégias rápidas e simples. Em ambientes de recursos restritos e demandas conflitantes, são as estratégias rápidas e simples que são mais atraentes, porém, menos eficazes.A saída de um aluno da instituição requer tanto a compreensão das forças que influenciam sua persistência,

  • 08/10/2018 - RANKING DE CURSOS EAD NA GRADUAÇÃO

    Os dados do Censo da Educação Superior (MEC/INEP) 2016 revelaram uma manutenção dos 10 primeiros cursos no ranking por matrículas EaD privadas, os mesmos detêm 74,4% do market share, demonstrando a representatividade desses cursos no cenário Brasil. Mais informações sobre o Cenário Educacional BrasileiroPÓDIO:Curso tradicional da EaD é o mais procurado na modalidade, manteve seu primeiro lugar no ranking em todo o período analisado, em 2016 de 128 IES credenciadas para oferta da EaD, o curso

  • 24/09/2018 - O QUE DIZ O CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2017

    No dia 20 de setembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou em Brasília, em primeira mão, os dados do Censo da Educação Superior 2017, a maior fonte de informações e dados estatísticos da educação superior no Brasil. O documento aborda a oferta e o desenvolvimento da graduação, alguns dados da pós-graduação (stricto sensu), perfis de alunos e docentes, questões vinculadas ao financiamento do ensino privado e vários outros aspectos do setor.Este vasto conjunto de informações

  • 10/09/2018 - PORQUE A EDUCAÇÃO SUPERIOR VAI MUDAR NOS PRÓXIMOS 10 ANOS. E COMO?

    Compartilhe:Existe uma nova Geração que chega à Universidade: em 10 anos, a Geração Z terá chegado inteira aos bancos universitários. Estes jovens, nascidos entre 1990 e 2010, não conheceram o mundo sem a internet. Resultado é que sua escrita e seus relacionamentos se dão mais na esfera digital que real, e de forma mais natural. É uma geração cujo relacionamento se opera mais globalmente, e está conectada com questões ambientais, sustentabilidade, coletividade e responsabilidade social. Querem

  • 27/08/2018 - eSocial: VOCÊ SABIA? Nº II

    Compartilhe:O eSocial é a nova plataforma de prestação de informações do Ministério do Trabalho que entrou em vigor em 2018 e unificou em um grande banco de dados todas as informações que as Instituições Educacionais (IE) são obrigadas a prestar sobre suas relações de trabalho. O eSocial é a sigla para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e faz parte do Projeto SPED - Sistema Público de Escrituração Digital.Holerite online, tabela de

  • 13/08/2018 - BENEFÍCIOS EM ESCREVER E MELHORAR AS POLÍTICAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

    Compartilhe:Já abordei na Bússola do ano passado os benefícios nas padronizações de fluxos, processos e sistemas dentro da IES. Uma das dificuldades encontradas, está nas equipes e setores em revisitar e reescrever as políticas e processos organizacionais.Sabemos o quanto que a repetição das atividades dentro das organizações interfere nas relações. É necessário um olhar diferenciado para que possamos encontrar motivações e vontade para realizar as atividades: desde as mais simples às mais

  • 30/07/2018 - NOVAS REGRAS DO MEC PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

    Foi publicada a Resolução CNE/CES n° 1, em 6 de abril de 2018, onde o Conselho Nacional de Educação estabeleceu as diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior.Quais mudanças isto provoca no setor da pós-graduação lato sensu (especialização)? O que isto impacta nas Instituições, vinculadas ou não ao MEC, e que oferecem estes cursos?Quais as adaptações são necessárias?Este vídeo

  • 02/07/2018 - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ACERCA DOS INSUMOS ENADE 2017

    O INEP liberou em 20 de junho, para todas as IES, os primeiros insumos relativos aos resultados do ENADE 2017, e conjuntamente neste mesmo período, as Notas Técnicas e todas as alterações relativas à composição dos indicadores de qualidade acadêmica 2017.O frio na barriga e a apreensão em saber os resultados recebidos pelo INEP já começam a aparecer, principalmente em se tratando de um ciclo avaliativo que comtemplava Engenharias, Arquiteturas, Licenciaturas (até então o maior ciclo

  • 18/06/2018 - EAD - EXPANSÃO DO PORTFÓLIO E DO NÚMERO DE REGISTROS DE POLOS

    O Ensino Superior a Distância Privado se desenvolveu significativamente nos últimos anos, onde apresentou um crescimento anual em matrículas de 23,6% (2006-2016), comparado com o desempenho de 3,1% na modalidade presencial, privada, no mesmo período.Como consequência da mudança e flexibilização do marco regulatório da EaD (Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017), ocorreu a entrada de novos players no mercado, bem como o aumento do número de polos e cursos. A alta competitividade fez

  • 04/06/2018 - ESOCIAL: VOCÊ SABIA?

    O eSocial ? nova plataforma de prestação de informações do Ministério do Trabalho - que entrou em vigor em 2018 ? unificou em um grande banco de dados digital as informações que as IES são obrigadas a prestar sobre suas relações de trabalho. Holerite online, tabela de salários, aviso de férias, cargas horárias, riscos ocupacionais de cada trabalhador são exemplos de informações enviadas para a base de dados do eSocial. Para quem administra uma IES, informar estes dados de maneira adequada e

  • 21/05/2018 - EXIGÊNCIAS PARA DISCIPLINAS OFERTADAS A DISTÂNCIA

    A partir da publicação dos instrumentos de avaliação do MEC, inúmeras novas situações passaram a ser verificadas nas instituições de ensino superior de modo mais contundente.Em especial no que tange os cursos a distância ou ainda aqueles cursos presenciais que possuem algumas disciplinas nesta modalidade (20% EaD).Na verdade, a Portaria 1.134 assinada pelo Ministro da Educação em 10 de outubro de 2016 já estabelecia que tanto os cursos totalmente em EaD, como os presencias que incluíram até 20%

  • 07/05/2018 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA (RE)ESTRUTURAÇÃO NECESSÁRIA

    O mercado educacional no Brasil passa atualmente por grandes modificações e as Instituições de Ensino, em especial no setor privado, estão buscando a profissionalização de seus modelos de gestão para melhores resultados acadêmicos e do negócio. A busca por eficiência e qualidade tem sido notada nas diferentes áreas das instituições, o que é mais evidente quando olhamos para a estruturação ou reestruturação de áreas de tecnologias, processos, finanças e inovação acadêmica. Enquanto isso, a área

  • 16/04/2018 - O QUE PODEMOS APRENDER COM ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM

    Compartilhe: Analítica da Aprendizagem (em inglês, ?Learning Analytics?) é a metodologia que permite que os educadores possam tomar decisões levando em conta análises sistemáticas e elaboradas de dados dos educandos e dos contextos educacionais nos quais a aprendizagem se desenvolve. A partir da análise dos dados acerca de quanto e de como os alunos estão aprendendo, é possível uma percepção mais apurada das realidades educacionais. Tais procedimentos viabilizam que desenhos educacionais

  • 02/04/2018 - O FUTURO DOS CURSOS DE DIREITO NA NOVA LÓGICA DE AVALIAÇÃO

    Compartilhe:Dados do INEP mostram que temos atualmente no Brasil mais de 1.240 cursos de Direito e vários deles com resultados decepcionantes nas avaliações feitas pelo INEP, seja dos cursos seja dos seus estudantes. Os resultados do ENADE de 2015 indicam que alunos concluintes de aproximadamente 360 cursos alcançaram notas 1 ou 2 (mais de 32.000 estudantes) e alunos de aproximadamente 435 alcançaram a nota 3 (quase 50.000 estudantes). Temos então mais de 80.000 alunos concluintes em Direito com

  • 19/03/2018 - eSocial: O QUE MUDA PARA AS IES?

    Compartilhe:O eSocial é a nova exigência trabalhista, fiscal e previdenciária imposta a todos os empregadores através do Decreto 8.373/14. Agora é real. Está em vigor desde 8 janeiro de 2018 a obrigatoriedade do eSocial, que traz o desafio da mudança de cultura, da velocidade e qualidade na prestação de informações. O projeto que desde 2014 provoca reações de incredulidade quanto a sua implantação, saiu do papel. O eSocial estabelece uma nova dinâmica na prestação de informações trabalhistas,

  • 05/03/2018 - PRODUTIVIDADE TOTAL PARA COORDENADORES

    Compartilhe: Aumentar e melhorar a produtividade é um dos objetivos mais almejados não só no meio profissional, como na própria vida. Mas, ser produtivo também costuma ser sinônimo de muito estresse. Então, fica sempre aquela dúvida: como ser mais produtivo tendo menos estresse?Atualmente a produtividade é muito requisitada nas instituições de ensino, em função da competitividade entre as IES e para isso os profissionais precisam estar constantemente em movimento, produzindo, ao mesmo tempo em

  • 19/02/2018 - OS DESAFIOS DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

    Compartilhe:Os novos instrumentos de avaliação impactaram as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. As mudanças são expressivas e alteram o panorama de avaliação. Antes da publicação e divulgação dos novos instrumentos, os representantes do INEP e do MEC apontavam para uma mudança de perspectiva na medida em que consideravam os antigos instrumentos frágeis e conflitantes com a realidade do ensino superior no país. As mudanças, de fato, ocorreram. E se uma primeira leitura pode indicar

  • 05/02/2018 - MUDANÇAS REALIZADAS PELO MEC EM DEZEMBRO DE 2017

    Compartilhe:Quais foram as principais mudanças? Como isto impacta nas estratégias das IES?O Ministério da Educação publicou em Dezembro de 2017 as seguintes normativas: Decreto n. 9.235, 15 de dezembro de 2017; Portaria Normativa n. 19, 13 de dezembro de 2017; Instrução Normativa, n. 1, 15 de dezembro de 2017; Instrução Normativa, n. 2, 18 de dezembro de 2017; Portaria, n. 20, 21 de dezembro de 2017; Portaria, n. 21, 21 de dezembro de 2017; Portaria, n. 22, 21 de dezembro de 2017; Portaria, n.

  • 05/12/2017 - NÃO É A CRISE ECONÔMICA QUE TIRA ALUNOS DAS ESCOLAS PARTICULARES

    Compartilhe:O título deste artigo parece um pouco exagerado, mas, antes que os diretores e mantenedores de escolas particulares que andaram perdendo alunos nos últimos 2 anos contestem veementemente que os alunos estão saindo das escolas particulares por motivos econômicos, vamos avaliar os números e o comportamento da população em mais detalhes. Estamos saindo da maior crise econômica da história do Brasil, e, de fato, em 2016, houve perda de 3,2% de alunos no Ensino Médio privado, segundo a

  • 20/11/2017 - O ACERVO VIRTUAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

    O Ministério da Educação, através do Instrumento de Avaliação para os cursos de Graduação, prevê a possibilidade de utilização do acervo virtual na bibliografia básica e complementar dos cursos de bacharelado, licenciatura e ensino a distância. Os livros digitais representam um avanço significativo na medida em que amplia o acesso à leitura e potencializa, positivamente, o processo de ensino-aprendizagem. Resta, entretanto, questionar o formato, analisar os mecanismos de leitura dos livros

  • 06/11/2017 - GESTÃO DA PERMANÊNCIA: A BUSCA PELA FIDELIDADE OU LEALDADE?

    Compartilhe:Assunto mais do que recorrente no segmento educacional, a gestão da permanência é um tema que ainda carrega consigo muita teoria e poucos contornos práticos. Em boa parte das instituições de ensino no Brasil, a gestão da permanência pode ser resumida em ações corretivas, ao invés de ações preditivas, que tentam conquistar a fidelidade dos alunos, colaboradores e demais stakeholders. Mas será que a fidelidade dos alunos deveria ser o que as instituições de ensino devem buscar? Ou

  • 23/10/2017 - MELHORE A NOTA DO ENADE ADMINISTRAÇÃO 2018

    Compartilhe:O Enade tem se constituído importante aferidor da qualidade dos cursos de graduação. As IES com excelentes notas estampam suas conquistas em diversas mídias, reforçando a marca institucional de qualidade. Já as que possuem notas insatisfatórias, além de ficarem com imagem negativa perante alunos atuais e futuros, passam a correr riscos evitáveis.NOTA RUIM PODE RESULTAR NO FECHAMENTO DO VESTIBULAR. CALCULE AS PERDAS...Notas baixas no Enade resulta passar por supervisão do MEC. As IES

  • 10/10/2017 - ENADE/CPC ? INSUMOS 2016: O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

    Compartilhe:Há pouco mais de um mês, no início de setembro, o INEP/MEC divulgou os primeiros resultados oficiais da avaliação do Ciclo Ano I ? Saúde, Ciências Agrárias e Áreas afins.Para este ciclo, sem dúvida, a grande surpresa foi à separação na divulgação dos resultados do Conceito ENADE e do Conceito CPC ? Conceito Preliminar de Curso. Até então, os dois conceitos eram divulgados conjuntamente e era muito comum por parte das IES, divulgarem a melhor nota entre os dois causando até certa

  • 25/09/2017 - BENEFÍCIOS NAS PADRONIZAÇÕES DE FLUXOS, PROCESSOS E SISTEMAS NAS IES

    Compartilhe:A instituição de ensino é um organismo vivo, que move e que faz acontecer, sofre alterações a todo instante, pois estamos falando de pessoas, sistemas e processos. Sabemos o quanto que a repetição das atividades no nosso dia a dia interfere nas relações. É necessário um olhar diferenciado para que possamos encontrar motivações e vontade para realizar as atividades: desde as mais simples às mais complexas.As pessoas, em cada um dos papéis envolvidos, ora como discentes, docentes e

  • 05/09/2017 - ENADE 2016 | OS CONCEITOS ESTÃO LANÇADOS!

    Compartilhe:Acertamos! Sim, acertamos e muito as tendências de resultados para o ENADE 2016 a partir dos insumos divulgados em junho deste ano e consolidados pela Hoper, divulgados via Bússola Educacional. Acabou a especulação, agora é real, os Conceitos ENADE foram divulgados e o momento é de estudar, comparar, compreender os movimentos e planejar o próximo certame destes cursos.Mais uma vez, a HOPER sai na frente com os primeiros ensaios estatísticos, ratificando o paper divulgado quando dos

  • 28/08/2017 - EVOLUÇÃO DO VALOR DAS MENSALIDADES DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL ? BRASIL

    Compartilhe:Número de matrículas no Ensino Superior foi 2,5% maior em relação ao ano anterior.Considerando o mercado de educação superior privado no Brasil, o número de Instituições de Ensino Superior - IES é elevado quando comparado com outros Países. A partir de 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, passou a ser permitido o modelo de IES com fins lucrativos.O número de instituições privadas em 1995 era de 684 e em 2015 totaliza-se 2.069, analisando o

  • 14/08/2017 - SUCESSÃO FAMILIAR: PERENIDADE E DESAFIO PARA A IES

    Compartilhe:Para tratar o processo de gestão de uma IES, seja familiar ou não, primeiro devemos reconhecer que vivemos em um mundo cada vez mais complexo. O avanço tecnológico e a conectividade estão mudando os modelos de negócios, ampliando a grandeza dos mercados e a concorrência, exigindo cada vez mais profissionalização, especialização, inovações ou busca de propósitos e significados, por todos os envolvidos ou partes interessadas na Instituição.Ao mesmo tempo, as estruturas das IES, exigem,

  • 31/07/2017 - METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA

    Compartilhe:As metodologias ativas de aprendizagem objetivam colocar os alunos no centro do processo, tornando-se protagonista e corresponsáveis pela sua formação acadêmica, estimulando o raciocínio crítico, a compreensão mais analítica dos conceitos, sabendo-o aplicar de maneira propícia, desenvolvendo a capacidade técnica de debater, levantar hipóteses e pensar formas diferentes sobre a realidade. Para isso, o papel do docente torna-se fundamental ao proporcionar um ambiente mais voltado para

  • 17/07/2017 - RANKING DOS CURSOS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA

    Compartilhe:Através da análise dos dados mais recentes divulgados pelo Censo da Educação Superior (MEC/Inep), nos últimos 6 anos (2010 a 2015), podemos fazer o levantamento dos cursos presenciais privados que o estudante brasileiro da Educação Superior mais procurou.#1º DIREITODesde 2012, notamos que o curso de Direito vem sendo o primeiro do ranking. Das 2.069 IES privadas do país em 2015, 799 delas (38,6%) ofereciam este curso no mesmo ano. É um curso bem tradicional, que também é muito

  • 10/07/2017 - MEC MUDA REGRAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, E VEM QUEDA NAS MENSALIDADES

    Compartilhe:O Ministério da Educação alterou as regras de atuação das Instituições de Ensino Superior no mercado de Educação a Distância. A Portaria Normativa MEC nº 11/2017 deixou o mercado mais aberto para a competição entre as instituições.O novo marco regulatório da Educação a Distância quebra uma hegemonia consolidada no ano de 2006, desde quando era praticamente impossível a entrada de novos players na disputa do mercado nacional. As dificuldades impostas pelo MEC para credenciar

  • 03/07/2017 - INTERPRETANDO RESULTADOS DOS INSUMOS ENADE 2016

    Compartilhe:O INEP liberou no dia 21 de junho, para todas as IES, os primeiros insumos relativos aos resultados do ENADE 2016, juntamente com as Notas Técnicas e todas as alterações relativas à composição dos indicadores de qualidade acadêmica 2016. E começa a temporada de ?especulação?: Fui bem? Aumentou a régua? Como ficaram as notas de cortes? Onde comparar? Com quem comparar? A HOPER, em tempo recorde e com o apoio de seus clientes, conseguiu consolidar os insumos oficialmente divulgados às

  • 19/06/2017 - O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FRENTE AOS DESAFIOS METODOLÓGICOS DAS ABORDAGENS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Compartilhe: Muito se fala da utilização e da implantação de Metodologias Ativas de Aprendizagem. No entanto, antes, faz-se necessário refletir acerca do planejamento estratégico da IES. Será que ela pode vir a tornar-se realmente um diferencial competitivo? Será que a IES está preparada para migrar sua proposta de ensino-aprendizagem para a abordagem ativa? Seria uma correção e reavaliação do planejamento em curso? Quais as implicações?Cada vez mais as Instituições de Ensino, sejam elas com

  • 05/06/2017 - O ENSINO QUE FUNCIONA

    Compartilhe:As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) preconizam que os cursos de graduação devem desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias ao bom exercício profissional. Tal ação exige trabalhar em sala de aula a aplicação do conhecimento, não somente replicar os conteúdos das disciplinas.Na aprendizagem ativa, o estudante deixa de ser mero receptor de conteúdos, assumindo o protagonismo de sua própria aprendizagem, a partir de atividades que visam desenvolver objetivos

  • 22/05/2017 - ESTUDO INÉDITO REVELA O FENÔMENO DAS ?TRANSFERÊNCIAS? E COMO USÁ-LO PARA AMPLIAR A CAPTAÇÃO

    Compartilhe:Alunos transferem-se todos os anos no Brasil criando um tráfego horizontal de estudantes entre cursos superiores (e instituições de ensino provedoras desses programas) que perpassa modalidades e redes (pública e privada). Universitários transferem-se do ensino superior privado para o público, da educação presencial para o EAD, por motivos variados.As pesquisas sócio-educacionais apontam que as razões das transferências são análogas às razões da ?evasão? de maneira genérica. Questões

  • 08/05/2017 - IES PARTICULARES E PÚBLICAS - INDICADORES DE GESTÃO

    Compartilhe:Nesta edição da Bússola Educacional, o consultor Romario Davel apresenta a continuação da análise comparativa entre as IES públicas e privadas divulgada na Bússola Educacional do dia 6 de março de 2017. Neste cotejo são utilizados outros relevantes indicadores de gestão para a IES.Quer saber como esses indicadores podem ampliar seu conhecimento para melhorar a gestão da sua IES? Clique aqui.ROMARIO DAVELConsultor da Hoper Educação.EXPEDIENTE:Revisão: Márcio Schünemann ? Edição: Maria

  • 17/04/2017 - A HORA DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE/COMPLIANCE

    Compartilhe: Iniciamos o ano de 2017 com muitas incertezas e expectativas. De um lado, a convicção da grande maioria de que sem o prosseguimento das reformas já anunciadas, a da previdência e a trabalhista para ficarmos com as mais faladas, não lograremos a tão desejada recuperação econômica. De outro lado, o imponderável da Lava Jato, e suas decantadas delações premiadas, paira como nuvem carregada sem previsão de precipitação, agravando o cenário político.Nesse quadro confuso, certo mesmo é

  • 03/04/2017 - O ELEMENTO HUMANO NO MARKETING DE RELACIONAMENTO DAS IES

    Compartilhe: Desde que foi proposto, o marketing de relacionamento vem se desenvolvendo e ganhando novas abordagens tornando-o, cada vez mais, indispensável às instituições de educação. O processo de mapeamento do perfil de cliente e hábitos de consumo evoluiu para a gestão individualizada de cada aluno, podendo a IES acompanhar toda a vida do estudante durante o período da graduação e gerando, inclusive, grandes oportunidades com a gestão dos egressos. Nesta evolução, o relacionamento

  • 20/03/2017 - ENADE 2015 - A RÉGUA SUBIU

    Compartilhe: E finalmente, tivemos no dia 08 de março, a divulgação dos resultados dos Indicadores de Qualidade do Ensino Superior de 2015.Em coletiva de imprensa, o INEP apresentou os números gerais assim como as primícias dos resultados e seus indicativos. Foram 26 áreas avaliadas, cerca de 8.121 cursos e mais de 500 mil alunos participando do exame de 2015.De maneira geral, comparativamente a 2012 (Ciclo Ano III ? Trienal), não temos alterações significativas na distribuição dos conceitos nem

  • 06/03/2017 - ANÁLISE COMPARATIVA: IES PARTICULARES E IES PÚBLICAS

    Compartilhe:Acompanhar indicadores de desempenho é uma importante ferramenta para a gestão de uma IES. Nesta edição da Bússola Educacional o consultor Romário Davel apresenta uma análise comparativa, a partir de indicadores financeiros, entre as IES públicas e privadas. Para se chegar nestas informações foram analisadas 1700 IES privadas e 148 IES públicas.Se interessou pelo assunto? Conheça mais sobre.ROMÁRIO DAVELConsultor da Hoper EducaçãoEXPEDIENTE:Revisão: Márcio Schünemann ? Edição: Maria

  • 20/02/2017 - MARKETING H2H E SUA UTILIZAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS IES

    Compartilhe:Por décadas, os profissionais de Marketing tem utilizado as terminologias B2B e B2C para identificar as transações comerciais entre empresas e consumidores, sendo que na segmentação B2B ? Business to Business ? a transação comercial é de empresa para empresa, enquanto na B2C - Business to Consumer ? a transação comercial é entre empresa e consumidor final.Porém, nos últimos anos, um novo conceito foi introduzido e aos poucos vem conquistando os profissionais de marketing e as

  • 06/02/2017 - EXPLORANDO OS INSUMOS ENADE 2015 ? ESPECULAÇÕES E POSSIBILIDADES

    Compartilhe:Após uma longa e ansiosa espera, desde o último dia 27 de janeiro de 2017, as IES tem finalmente os insumos relativos ao ENADE 2015.É dada a largada às especulações, achismos e experts em prever resultados. No entanto, sabe-se que oficialmente, só teremos estes indicadores a partir do fim de fevereiro de 2017 com a disponibilização dos conceitos pelo INEP.Alguns ensaios são oportunos e porque não, aliviam um pouco o estresse da longa jornada ENADE 2015 até aqui.Podemos comparar os

  • 05/12/2016 - ENADE: É POSSÍVEL PREPARAR SUA IES

    Compartilhe:No último dia 20 de novembro, foi realizado o Exame Nacional de Avaliação de Estudantes - ENADE 2016, envolvendo os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de Cursos Tecnólogos nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.Ao todo, aproximadamente 200

  • 23/11/2016 - COACHING: FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA IES

    Compartilhe:Muitas organizações elaboram planos estratégicos, diretrizes, objetivos e metas a serem alcançados e, no entanto, acabam falhando na execução do planejamento estratégico. Ao falar da consecução do planejamento estratégico, remete-se às pessoas que trabalham na Instituição de Ensino, em todas as esferas ou níveis hierárquicos, ou seja, professores, coordenadores, funcionários, assessores e gestores, de modo geral.O plano pode ser ótimo, inovador e capaz de levar a IES à melhores

  • 07/11/2016 - O SEU PLANO DE ENSINO ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS EXIGÊNCIAS DO MEC?

    Compartilhe:Constata-se que em boa parte das IES um dos componentes mais tradicionais do processo ensino-aprendizagem não é operacionalizado como deveria. Nessa edição da Bússola Educacional o consultor Marcello Paskulin discute legislação do MEC e seus reflexos no plano de ensino. Destaca que os Planos de Disciplinas devem ser fornecidos aos alunos antes do início de cada período letivo e devem conter, além dos conteúdos e das atividades, a metodologia das aulas, os critérios de avaliação e a

  • 24/10/2016 - PROJETO INTEGRADOR: RETENHA O SEU ALUNO AO APROXIMÁ-LO DOS PROBLEMAS REAIS, DANDO SENTIDO ÀQUILO QUE ELE APRENDE!

    Compartilhe:Normalmente as Instituições de Educação Superior ? IES trabalham os cursos de graduação dividindo-os em conteúdos dentro de disciplinas, ou seja, o aluno vai adquirindo cognição sobre o curso de maneira gradual e fragmentada. Não raro, o aluno ignora a conexão entre os conteúdos apreendidos e a usabilidade de tal teoria.Os efeitos do ensino compartimentado, oferecido em ?caixinhas? e muitas vezes sem conexão com a realidade, podem estar relacionados com a desmotivação, o desinteresse

  • 10/10/2016 - GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, POR ONDE COMEÇAR?

    Compartilhe:A nobre atividade da educação, desenvolvida pelas instituições de ensino privadas, assume no âmbito da gestão (acadêmica ou administrativa), cada vez mais o caráter empresarial. O ideal de se conferir ao Estado senão o monopólio, mas a plena oferta da educação de qualidade, mostra-se uma quimera. A tendência da participação das empresas privadas de educação no ensino superior, acentuada nas duas últimas décadas, conferiu maior destaque para conceitos relacionados como qualidade,

  • 26/09/2016 - OS BENEFÍCIOS DE OLHAR PARA DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO

    Compartilhe:Em tempos de crise econômica e de escassez, procuramos nos adaptar a essa realidade; é momento de rever e concretizar parcerias, abrir e fechar cursos e turmas, eventualmente conceder descontos e ajustar mensalidades. Uma oportunidade de olhar para a concorrência, captar novos ingressantes e fidelizar o aluno; estas ações visam à sobrevivência da instituição e consomem boa parte do tempo do gestor para o que está acontecendo fora dos muros da IES.Quero chamar a atenção para o que

  • 12/09/2016 - INVESTIGANDO O FUNDO DO POÇO. PORQUE A ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO FOI A PIOR PARA A HISTÓRIA DO MARKETING EDUCACIONAL

    Compartilhe:Vivemos na última semana de agosto uma tempestade perfeita no Marketing Educacional. A tradicional queda de alunos no encerramento do segundo ciclo de captação de 2016 foi agravada pela ausência do financiamento estudantil e por uma crise de confiança na recuperação econômica. Ainda que existam intenções de compra manifestadas pelo cadastramento de leads, as instituições vêm tendo dificuldades no fechamento de matrículas, dragando as relações de conversão de prospects em clientes

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