Notícias

  • 21/05/2018 - EXIGÊNCIAS PARA DISCIPLINAS OFERTADAS A DISTÂNCIA

    A partir da publicação dos instrumentos de avaliação do MEC, inúmeras novas situações passaram a ser verificadas nas instituições de ensino superior de modo mais contundente.Em especial no que tange os cursos a distância ou ainda aqueles cursos presenciais que possuem algumas disciplinas nesta modalidade (20% EaD).Na verdade, a Portaria 1.134 assinada pelo Ministro da Educação em 10 de outubro de 2016 já estabelecia que tanto os cursos totalmente em EaD, como os presencias que incluíram até 20%

  • 07/05/2018 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA (RE)ESTRUTURAÇÃO NECESSÁRIA

    O mercado educacional no Brasil passa atualmente por grandes modificações e as Instituições de Ensino, em especial no setor privado, estão buscando a profissionalização de seus modelos de gestão para melhores resultados acadêmicos e do negócio. A busca por eficiência e qualidade tem sido notada nas diferentes áreas das instituições, o que é mais evidente quando olhamos para a estruturação ou reestruturação de áreas de tecnologias, processos, finanças e inovação acadêmica. Enquanto isso, a área

  • 16/04/2018 - O QUE PODEMOS APRENDER COM ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM

    Compartilhe: Analítica da Aprendizagem (em inglês, ?Learning Analytics?) é a metodologia que permite que os educadores possam tomar decisões levando em conta análises sistemáticas e elaboradas de dados dos educandos e dos contextos educacionais nos quais a aprendizagem se desenvolve. A partir da análise dos dados acerca de quanto e de como os alunos estão aprendendo, é possível uma percepção mais apurada das realidades educacionais. Tais procedimentos viabilizam que desenhos educacionais

  • 02/04/2018 - O FUTURO DOS CURSOS DE DIREITO NA NOVA LÓGICA DE AVALIAÇÃO

    Compartilhe:Dados do INEP mostram que temos atualmente no Brasil mais de 1.240 cursos de Direito e vários deles com resultados decepcionantes nas avaliações feitas pelo INEP, seja dos cursos seja dos seus estudantes. Os resultados do ENADE de 2015 indicam que alunos concluintes de aproximadamente 360 cursos alcançaram notas 1 ou 2 (mais de 32.000 estudantes) e alunos de aproximadamente 435 alcançaram a nota 3 (quase 50.000 estudantes). Temos então mais de 80.000 alunos concluintes em Direito com

  • 19/03/2018 - eSocial: O QUE MUDA PARA AS IESs?

    Compartilhe:O eSocial é a nova exigência trabalhista, fiscal e previdenciária imposta a todos os empregadores através do Decreto 8.373/14. Agora é real. Está em vigor desde 8 janeiro de 2018 a obrigatoriedade do eSocial, que traz o desafio da mudança de cultura, da velocidade e qualidade na prestação de informações. O projeto que desde 2014 provoca reações de incredulidade quanto a sua implantação, saiu do papel. O eSocial estabelece uma nova dinâmica na prestação de informações trabalhistas,

  • 05/03/2018 - PRODUTIVIDADE TOTAL PARA COORDENADORES

    Compartilhe: Aumentar e melhorar a produtividade é um dos objetivos mais almejados não só no meio profissional, como na própria vida. Mas, ser produtivo também costuma ser sinônimo de muito estresse. Então, fica sempre aquela dúvida: como ser mais produtivo tendo menos estresse?Atualmente a produtividade é muito requisitada nas instituições de ensino, em função da competitividade entre as IES e para isso os profissionais precisam estar constantemente em movimento, produzindo, ao mesmo tempo em

  • 19/02/2018 - OS DESAFIOS DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

    Compartilhe:Os novos instrumentos de avaliação impactaram as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. As mudanças são expressivas e alteram o panorama de avaliação. Antes da publicação e divulgação dos novos instrumentos, os representantes do INEP e do MEC apontavam para uma mudança de perspectiva na medida em que consideravam os antigos instrumentos frágeis e conflitantes com a realidade do ensino superior no país. As mudanças, de fato, ocorreram. E se uma primeira leitura pode indicar

  • 05/02/2018 - MUDANÇAS REALIZADAS PELO MEC EM DEZEMBRO DE 2017

    Compartilhe:Quais foram as principais mudanças? Como isto impacta nas estratégias das IES?O Ministério da Educação publicou em Dezembro de 2017 as seguintes normativas: Decreto n. 9.235, 15 de dezembro de 2017; Portaria Normativa n. 19, 13 de dezembro de 2017; Instrução Normativa, n. 1, 15 de dezembro de 2017; Instrução Normativa, n. 2, 18 de dezembro de 2017; Portaria, n. 20, 21 de dezembro de 2017; Portaria, n. 21, 21 de dezembro de 2017; Portaria, n. 22, 21 de dezembro de 2017; Portaria, n.

  • 05/12/2017 - NÃO É A CRISE ECONÔMICA QUE TIRA ALUNOS DAS ESCOLAS PARTICULARES

    Compartilhe:O título deste artigo parece um pouco exagerado, mas, antes que os diretores e mantenedores de escolas particulares que andaram perdendo alunos nos últimos 2 anos contestem veementemente que os alunos estão saindo das escolas particulares por motivos econômicos, vamos avaliar os números e o comportamento da população em mais detalhes. Estamos saindo da maior crise econômica da história do Brasil, e, de fato, em 2016, houve perda de 3,2% de alunos no Ensino Médio privado, segundo a

  • 20/11/2017 - O ACERVO VIRTUAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

    O Ministério da Educação, através do Instrumento de Avaliação para os cursos de Graduação, prevê a possibilidade de utilização do acervo virtual na bibliografia básica e complementar dos cursos de bacharelado, licenciatura e ensino a distância. Os livros digitais representam um avanço significativo na medida em que amplia o acesso à leitura e potencializa, positivamente, o processo de ensino-aprendizagem. Resta, entretanto, questionar o formato, analisar os mecanismos de leitura dos livros

  • 06/11/2017 - GESTÃO DA PERMANÊNCIA: A BUSCA PELA FIDELIDADE OU LEALDADE?

    Compartilhe:Assunto mais do que recorrente no segmento educacional, a gestão da permanência é um tema que ainda carrega consigo muita teoria e poucos contornos práticos. Em boa parte das instituições de ensino no Brasil, a gestão da permanência pode ser resumida em ações corretivas, ao invés de ações preditivas, que tentam conquistar a fidelidade dos alunos, colaboradores e demais stakeholders. Mas será que a fidelidade dos alunos deveria ser o que as instituições de ensino devem buscar? Ou

  • 23/10/2017 - MELHORE A NOTA DO ENADE ADMINISTRAÇÃO 2018

    Compartilhe:O Enade tem se constituído importante aferidor da qualidade dos cursos de graduação. As IES com excelentes notas estampam suas conquistas em diversas mídias, reforçando a marca institucional de qualidade. Já as que possuem notas insatisfatórias, além de ficarem com imagem negativa perante alunos atuais e futuros, passam a correr riscos evitáveis.NOTA RUIM PODE RESULTAR NO FECHAMENTO DO VESTIBULAR. CALCULE AS PERDAS...Notas baixas no Enade resulta passar por supervisão do MEC. As IES

  • 10/10/2017 - ENADE/CPC ? INSUMOS 2016: O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

    Compartilhe:Há pouco mais de um mês, no início de setembro, o INEP/MEC divulgou os primeiros resultados oficiais da avaliação do Ciclo Ano I ? Saúde, Ciências Agrárias e Áreas afins.Para este ciclo, sem dúvida, a grande surpresa foi à separação na divulgação dos resultados do Conceito ENADE e do Conceito CPC ? Conceito Preliminar de Curso. Até então, os dois conceitos eram divulgados conjuntamente e era muito comum por parte das IES, divulgarem a melhor nota entre os dois causando até certa

  • 25/09/2017 - BENEFÍCIOS NAS PADRONIZAÇÕES DE FLUXOS, PROCESSOS E SISTEMAS NAS IES

    Compartilhe:A instituição de ensino é um organismo vivo, que move e que faz acontecer, sofre alterações a todo instante, pois estamos falando de pessoas, sistemas e processos. Sabemos o quanto que a repetição das atividades no nosso dia a dia interfere nas relações. É necessário um olhar diferenciado para que possamos encontrar motivações e vontade para realizar as atividades: desde as mais simples às mais complexas.As pessoas, em cada um dos papéis envolvidos, ora como discentes, docentes e

  • 05/09/2017 - ENADE 2016 | OS CONCEITOS ESTÃO LANÇADOS!

    Compartilhe:Acertamos! Sim, acertamos e muito as tendências de resultados para o ENADE 2016 a partir dos insumos divulgados em junho deste ano e consolidados pela Hoper, divulgados via Bússola Educacional. Acabou a especulação, agora é real, os Conceitos ENADE foram divulgados e o momento é de estudar, comparar, compreender os movimentos e planejar o próximo certame destes cursos.Mais uma vez, a HOPER sai na frente com os primeiros ensaios estatísticos, ratificando o paper divulgado quando dos

  • 28/08/2017 - EVOLUÇÃO DO VALOR DAS MENSALIDADES DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL ? BRASIL

    Compartilhe:Número de matrículas no Ensino Superior foi 2,5% maior em relação ao ano anterior.Considerando o mercado de educação superior privado no Brasil, o número de Instituições de Ensino Superior - IES é elevado quando comparado com outros Países. A partir de 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, passou a ser permitido o modelo de IES com fins lucrativos.O número de instituições privadas em 1995 era de 684 e em 2015 totaliza-se 2.069, analisando o

  • 14/08/2017 - SUCESSÃO FAMILIAR: PERENIDADE E DESAFIO PARA A IES

    Compartilhe:Para tratar o processo de gestão de uma IES, seja familiar ou não, primeiro devemos reconhecer que vivemos em um mundo cada vez mais complexo. O avanço tecnológico e a conectividade estão mudando os modelos de negócios, ampliando a grandeza dos mercados e a concorrência, exigindo cada vez mais profissionalização, especialização, inovações ou busca de propósitos e significados, por todos os envolvidos ou partes interessadas na Instituição.Ao mesmo tempo, as estruturas das IES, exigem,

  • 31/07/2017 - METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA

    Compartilhe:As metodologias ativas de aprendizagem objetivam colocar os alunos no centro do processo, tornando-se protagonista e corresponsáveis pela sua formação acadêmica, estimulando o raciocínio crítico, a compreensão mais analítica dos conceitos, sabendo-o aplicar de maneira propícia, desenvolvendo a capacidade técnica de debater, levantar hipóteses e pensar formas diferentes sobre a realidade. Para isso, o papel do docente torna-se fundamental ao proporcionar um ambiente mais voltado para

  • 17/07/2017 - RANKING DOS CURSOS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA

    Compartilhe:Através da análise dos dados mais recentes divulgados pelo Censo da Educação Superior (MEC/Inep), nos últimos 6 anos (2010 a 2015), podemos fazer o levantamento dos cursos presenciais privados que o estudante brasileiro da Educação Superior mais procurou.#1º DIREITODesde 2012, notamos que o curso de Direito vem sendo o primeiro do ranking. Das 2.069 IES privadas do país em 2015, 799 delas (38,6%) ofereciam este curso no mesmo ano. É um curso bem tradicional, que também é muito

  • 10/07/2017 - MEC MUDA REGRAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, E VEM QUEDA NAS MENSALIDADES

    Compartilhe:O Ministério da Educação alterou as regras de atuação das Instituições de Ensino Superior no mercado de Educação a Distância. A Portaria Normativa MEC nº 11/2017 deixou o mercado mais aberto para a competição entre as instituições.O novo marco regulatório da Educação a Distância quebra uma hegemonia consolidada no ano de 2006, desde quando era praticamente impossível a entrada de novos players na disputa do mercado nacional. As dificuldades impostas pelo MEC para credenciar

  • 03/07/2017 - INTERPRETANDO RESULTADOS DOS INSUMOS ENADE 2016

    Compartilhe:O INEP liberou no dia 21 de junho, para todas as IES, os primeiros insumos relativos aos resultados do ENADE 2016, juntamente com as Notas Técnicas e todas as alterações relativas à composição dos indicadores de qualidade acadêmica 2016. E começa a temporada de ?especulação?: Fui bem? Aumentou a régua? Como ficaram as notas de cortes? Onde comparar? Com quem comparar? A HOPER, em tempo recorde e com o apoio de seus clientes, conseguiu consolidar os insumos oficialmente divulgados às

  • 19/06/2017 - O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FRENTE AOS DESAFIOS METODOLÓGICOS DAS ABORDAGENS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Compartilhe: Muito se fala da utilização e da implantação de Metodologias Ativas de Aprendizagem. No entanto, antes, faz-se necessário refletir acerca do planejamento estratégico da IES. Será que ela pode vir a tornar-se realmente um diferencial competitivo? Será que a IES está preparada para migrar sua proposta de ensino-aprendizagem para a abordagem ativa? Seria uma correção e reavaliação do planejamento em curso? Quais as implicações?Cada vez mais as Instituições de Ensino, sejam elas com

  • 05/06/2017 - O ENSINO QUE FUNCIONA

    Compartilhe:As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) preconizam que os cursos de graduação devem desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias ao bom exercício profissional. Tal ação exige trabalhar em sala de aula a aplicação do conhecimento, não somente replicar os conteúdos das disciplinas.Na aprendizagem ativa, o estudante deixa de ser mero receptor de conteúdos, assumindo o protagonismo de sua própria aprendizagem, a partir de atividades que visam desenvolver objetivos

  • 22/05/2017 - ESTUDO INÉDITO REVELA O FENÔMENO DAS ?TRANSFERÊNCIAS? E COMO USÁ-LO PARA AMPLIAR A CAPTAÇÃO

    Compartilhe:Alunos transferem-se todos os anos no Brasil criando um tráfego horizontal de estudantes entre cursos superiores (e instituições de ensino provedoras desses programas) que perpassa modalidades e redes (pública e privada). Universitários transferem-se do ensino superior privado para o público, da educação presencial para o EAD, por motivos variados.As pesquisas sócio-educacionais apontam que as razões das transferências são análogas às razões da ?evasão? de maneira genérica. Questões

  • 08/05/2017 - IES PARTICULARES E PÚBLICAS - INDICADORES DE GESTÃO

    Compartilhe:Nesta edição da Bússola Educacional, o consultor Romario Davel apresenta a continuação da análise comparativa entre as IES públicas e privadas divulgada na Bússola Educacional do dia 6 de março de 2017. Neste cotejo são utilizados outros relevantes indicadores de gestão para a IES.Quer saber como esses indicadores podem ampliar seu conhecimento para melhorar a gestão da sua IES? Clique aqui.ROMARIO DAVELConsultor da Hoper Educação.EXPEDIENTE:Revisão: Márcio Schünemann ? Edição: Maria

  • 17/04/2017 - A HORA DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE/COMPLIANCE

    Compartilhe: Iniciamos o ano de 2017 com muitas incertezas e expectativas. De um lado, a convicção da grande maioria de que sem o prosseguimento das reformas já anunciadas, a da previdência e a trabalhista para ficarmos com as mais faladas, não lograremos a tão desejada recuperação econômica. De outro lado, o imponderável da Lava Jato, e suas decantadas delações premiadas, paira como nuvem carregada sem previsão de precipitação, agravando o cenário político.Nesse quadro confuso, certo mesmo é

  • 03/04/2017 - O ELEMENTO HUMANO NO MARKETING DE RELACIONAMENTO DAS IES

    Compartilhe: Desde que foi proposto, o marketing de relacionamento vem se desenvolvendo e ganhando novas abordagens tornando-o, cada vez mais, indispensável às instituições de educação. O processo de mapeamento do perfil de cliente e hábitos de consumo evoluiu para a gestão individualizada de cada aluno, podendo a IES acompanhar toda a vida do estudante durante o período da graduação e gerando, inclusive, grandes oportunidades com a gestão dos egressos. Nesta evolução, o relacionamento

  • 20/03/2017 - ENADE 2015 - A RÉGUA SUBIU

    Compartilhe: E finalmente, tivemos no dia 08 de março, a divulgação dos resultados dos Indicadores de Qualidade do Ensino Superior de 2015.Em coletiva de imprensa, o INEP apresentou os números gerais assim como as primícias dos resultados e seus indicativos. Foram 26 áreas avaliadas, cerca de 8.121 cursos e mais de 500 mil alunos participando do exame de 2015.De maneira geral, comparativamente a 2012 (Ciclo Ano III ? Trienal), não temos alterações significativas na distribuição dos conceitos nem

  • 06/03/2017 - ANÁLISE COMPARATIVA: IES PARTICULARES E IES PÚBLICAS

    Compartilhe:Acompanhar indicadores de desempenho é uma importante ferramenta para a gestão de uma IES. Nesta edição da Bússola Educacional o consultor Romário Davel apresenta uma análise comparativa, a partir de indicadores financeiros, entre as IES públicas e privadas. Para se chegar nestas informações foram analisadas 1700 IES privadas e 148 IES públicas.Se interessou pelo assunto? Conheça mais sobre.ROMÁRIO DAVELConsultor da Hoper EducaçãoEXPEDIENTE:Revisão: Márcio Schünemann ? Edição: Maria

  • 20/02/2017 - MARKETING H2H E SUA UTILIZAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS IES

    Compartilhe:Por décadas, os profissionais de Marketing tem utilizado as terminologias B2B e B2C para identificar as transações comerciais entre empresas e consumidores, sendo que na segmentação B2B ? Business to Business ? a transação comercial é de empresa para empresa, enquanto na B2C - Business to Consumer ? a transação comercial é entre empresa e consumidor final.Porém, nos últimos anos, um novo conceito foi introduzido e aos poucos vem conquistando os profissionais de marketing e as

  • 06/02/2017 - EXPLORANDO OS INSUMOS ENADE 2015 ? ESPECULAÇÕES E POSSIBILIDADES

    Compartilhe:Após uma longa e ansiosa espera, desde o último dia 27 de janeiro de 2017, as IES tem finalmente os insumos relativos ao ENADE 2015.É dada a largada às especulações, achismos e experts em prever resultados. No entanto, sabe-se que oficialmente, só teremos estes indicadores a partir do fim de fevereiro de 2017 com a disponibilização dos conceitos pelo INEP.Alguns ensaios são oportunos e porque não, aliviam um pouco o estresse da longa jornada ENADE 2015 até aqui.Podemos comparar os

  • 05/12/2016 - ENADE: É POSSÍVEL PREPARAR SUA IES

    Compartilhe:No último dia 20 de novembro, foi realizado o Exame Nacional de Avaliação de Estudantes - ENADE 2016, envolvendo os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de Cursos Tecnólogos nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.Ao todo, aproximadamente 200

  • 23/11/2016 - COACHING: FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA IES

    Compartilhe:Muitas organizações elaboram planos estratégicos, diretrizes, objetivos e metas a serem alcançados e, no entanto, acabam falhando na execução do planejamento estratégico. Ao falar da consecução do planejamento estratégico, remete-se às pessoas que trabalham na Instituição de Ensino, em todas as esferas ou níveis hierárquicos, ou seja, professores, coordenadores, funcionários, assessores e gestores, de modo geral.O plano pode ser ótimo, inovador e capaz de levar a IES à melhores

  • 07/11/2016 - O SEU PLANO DE ENSINO ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS EXIGÊNCIAS DO MEC?

    Compartilhe:Constata-se que em boa parte das IES um dos componentes mais tradicionais do processo ensino-aprendizagem não é operacionalizado como deveria. Nessa edição da Bússola Educacional o consultor Marcello Paskulin discute legislação do MEC e seus reflexos no plano de ensino. Destaca que os Planos de Disciplinas devem ser fornecidos aos alunos antes do início de cada período letivo e devem conter, além dos conteúdos e das atividades, a metodologia das aulas, os critérios de avaliação e a

  • 24/10/2016 - PROJETO INTEGRADOR: RETENHA O SEU ALUNO AO APROXIMÁ-LO DOS PROBLEMAS REAIS, DANDO SENTIDO ÀQUILO QUE ELE APRENDE!

    Compartilhe:Normalmente as Instituições de Educação Superior ? IES trabalham os cursos de graduação dividindo-os em conteúdos dentro de disciplinas, ou seja, o aluno vai adquirindo cognição sobre o curso de maneira gradual e fragmentada. Não raro, o aluno ignora a conexão entre os conteúdos apreendidos e a usabilidade de tal teoria.Os efeitos do ensino compartimentado, oferecido em ?caixinhas? e muitas vezes sem conexão com a realidade, podem estar relacionados com a desmotivação, o desinteresse

  • 10/10/2016 - GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, POR ONDE COMEÇAR?

    Compartilhe:A nobre atividade da educação, desenvolvida pelas instituições de ensino privadas, assume no âmbito da gestão (acadêmica ou administrativa), cada vez mais o caráter empresarial. O ideal de se conferir ao Estado senão o monopólio, mas a plena oferta da educação de qualidade, mostra-se uma quimera. A tendência da participação das empresas privadas de educação no ensino superior, acentuada nas duas últimas décadas, conferiu maior destaque para conceitos relacionados como qualidade,

  • 26/09/2016 - OS BENEFÍCIOS DE OLHAR PARA DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO

    Compartilhe:Em tempos de crise econômica e de escassez, procuramos nos adaptar a essa realidade; é momento de rever e concretizar parcerias, abrir e fechar cursos e turmas, eventualmente conceder descontos e ajustar mensalidades. Uma oportunidade de olhar para a concorrência, captar novos ingressantes e fidelizar o aluno; estas ações visam à sobrevivência da instituição e consomem boa parte do tempo do gestor para o que está acontecendo fora dos muros da IES.Quero chamar a atenção para o que

  • 12/09/2016 - INVESTIGANDO O FUNDO DO POÇO. PORQUE A ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO FOI A PIOR PARA A HISTÓRIA DO MARKETING EDUCACIONAL

    Compartilhe:Vivemos na última semana de agosto uma tempestade perfeita no Marketing Educacional. A tradicional queda de alunos no encerramento do segundo ciclo de captação de 2016 foi agravada pela ausência do financiamento estudantil e por uma crise de confiança na recuperação econômica. Ainda que existam intenções de compra manifestadas pelo cadastramento de leads, as instituições vêm tendo dificuldades no fechamento de matrículas, dragando as relações de conversão de prospects em clientes

  • 29/08/2016 - GESTÃO DA RETENÇÃO DE ALUNOS ? DESAFIOS PARA AS IES

    Compartilhe: Muito tem se falado atualmente (2016) em evasão e retenção de alunos, especialmente na Educação Superior, seja porque os estudantes estão reduzindo seus gastos em épocas de crise, seja porque o governo precisou reduzir os gastos com FIES ou ainda porque o nível de desemprego obrigou os alunos a trancarem suas matrículas até que a economia se reaqueça.Fato é que todo o mercado educacional tem sentido os efeitos da evasão, desde as Instituições de Educação Superior (IES) menores até

  • 15/08/2016 - INTELIGÊNCIA SUCESSÓRIA E COACHING NAS IES

    Compartilhe:Existem dois tipos de sucessões nas IES: a passagem de bastão do fundador da IES e, a sucessão ou substituição de um indivíduo em função estratégica. Em ambos os casos, a mudança ou transição é algo delicado. O processo sucessório deve transmitir o legado, a cultura, fazendo com que o negócio mantenha a mesma capacidade produtiva (ou mais) e ainda, solidez às futuras gerações e futuros gestores.Assim, se a sucessão não for bem alinhada às diretrizes, necessidades e características da

  • 01/08/2016 - BENEFÍCIOS DA REESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS NAS IES

    Compartilhe:A Reestruturação de Processos contribui na busca de excelência em gestão de Instituições de Ensino Superior ? IES. Repensar os procedimentos, mapear os processos atuais com o objetivo de qualificá-los, desenvolver indicadores de gestão e sistematizar papéis e responsabilidades dos envolvidos é um desafio que representa um valioso ativo para qualquer IES. Pela experiência da Hoper, neste tipo de projeto destacam-se 7 benefícios.Uma característica-chave dos processos em uma IES é que

  • 18/07/2016 - DINÂMICA DO MERCADO EDUCACIONAL NO BRASIL

    No atual contexto econômico brasileiro, muitos fatores interferem nos movimentos do mercado educacional. Neste vídeo o consultor Paulo Presse da Hoper Educação, coordenador da publicação: Análise Setorial do Ensino Superior Privado - Brasil/2016, analisa alguns dos principais fatores que atuam na configuração da estrutura deste mercado. Saiba mais assistindo ao vídeo. Compartilhe:PAULO PRESSECoordenador da área de Estudos de Mercado Hoper EducaçãoEXPEDIENTE:Revisão: Márcio Schünemann e Maria

  • 04/07/2016 - A BUSCA PELA HARMONIA ENTRE O PROCESSO SUCESSÓRIO E AS DIRETRIZES DA IES

    Compartilhe:Conflitos de relacionamento ocorrem com muito mais frequência do que se imagina nas organizações, principalmente, quando se atinge o estágio da passagem de bastão, isto é, no processo sucessório. Neste sentido, decorrem questões associadas à transferência de poder e liderança da geração mais velha para a mais nova. A Governança Corporativa surge como meio ou sistema de solução para tais questões.?Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são

  • 20/06/2016 - EFICIÊNCIA NA ATUALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO CURSO DE DIREITO

    Compartilhe:No Ensino Superior, os gestores se deparam com o seguinte cenário ao analisar a necessidade de manutenção e atualização do acervo bibliográfico: Constante renovação de conhecimentos técnicos e científicos. Mudanças frequentes na legislação, impactando diretamente o curso de Direito. Necessidade de atender aos critérios de avaliação do MEC. Necessidade de conciliar interesses entre: biblioteca, coordenação de curso, professores, departamento de compras e orçamento institucional.

  • 06/06/2016 - A IMPORTÂNCIA DA CAPTAÇÃO DE ALUNOS NAS IES

    Compartilhe:No atual contexto econômico brasileiro, a captação de alunos nas IES se configura fator prioritário para a sustentabilidade da instituição. Neste vídeo o consultor Romário Davel da Hoper Educação analisa sob o ponto de vista financeiro e mercadológico, os impactos da captação de alunos. Saiba mais assistindo ao vídeo. ROMÁRIO DAVELConsultor Hoper Educação EXPEDIENTE:Revisão: Maria Luiza Zarro ? Edição: Márcio Shünnerman ? Edição: Mariana Andrade ? Diagramação: Laura NevesATENÇÃO: Não

  • 23/05/2016 - MEDIAÇÃO: EFETIVIDADE E ECONOMIA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

    Compartilhe:Importante ônus de se fazer negócios no Brasil está relacionado com a falta de segurança jurídica, em sua dupla acepção. A primeira diz com a imprevisibilidade e decorre da instabilidade das leis e regulações. A segunda identifica-se com a crônica ineficiência do sistema estatal de solução de conflitos, responsável pela eternização das disputas judiciais.Mediação é uma modalidade de solução não adversarial de conflitos. As partes conflitadas, com a intermediação de uma terceira

  • 09/05/2016 - INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA E SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO NAS IES

    Compartilhe: A gestão eficaz de uma Instituição de Ensino Superior ? IES é de grande complexidade. A criação de valor e busca de excelência para a sociedade, alunos, professores e funcionários depende de um eficiente gerenciamento de recursos. Entre os recursos, destaca-se a inteligência estratégica e o planejamento que norteiam as principais decisões da IES. Neste contexto, um pré-requisito para que as informações e o conhecimento possam servir de base para a inteligência organizacional, são os

  • 25/04/2016 - INDICADORES HOPER DE EVASÃO E MIGRAÇÃO DE ALUNOS

    Compartilhe: Um indicador é um instrumento muito útil para se mensurar um fenômeno periódico e então adquirir conhecimento a respeito de uma determinada área de estudo.Pode ser representado por um número absoluto, um percentual ou um índice (neste caso geralmente uma composição de outros valores).Importante considerar que a comparação com um valor de referência é fundamental para se ter uma visão mais clara a respeito do valor obtido pelo indicador. Por exemplo, pouco ajuda saber que o indicador

  • 04/04/2016 - RESULTADO DE INGRESSANTES EM 2016 NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    A queda na captação de novos alunos na modalidade presencial ficou em -23% em 2015. Até fevereiro deste ano registramos retração de -25%. Logo, esse impacto é severo no número total de estudantes e consequentemente nas receitas das Instituições para os anos de 2016 a 2018. As projeções estão pautadas no conjunto de instituições pesquisadas pela HOPER. Especialmente em momentos de crise, a Gestão Financeira é fundamental para a sustentabilidade e manutenção da instituição. Saiba mais assistindo

  • 28/03/2016 - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NAS IES

    Como deve ser composto um conselho de Gestão em um ambiente familiar? Segundo o modelo de 3 círculos desenvolvido por Davis e Tagiuri, pesquisadores de Harvard, é importante a definição clara dos papéis e responsabilidades entre família, propriedade e gestão.A falta de regras e definições transparentes é fator decisivo para a criação de conflitos. Muitas vezes os sócios e familiares perdem a referência dos reais objetivos pensados pelas gerações anteriores. Compartilhe:CAIO POLIZELCoordenador

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