FAQ - Perguntas Frequentes Portal Indicadores Educacionais (IES)


1. O que é Business Intelligence (BI)?

É uma expressão que pode ser traduzida como inteligência de negócios ou inteligência empresarial. Ou seja, é a capacidade que transforma dados em informações significativas e úteis, visando ajudar empresas a tomar as decisões certas.

Trata-se de uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em informação qualitativa, fornecendo relatórios e ferramentas analíticas para puxar dados de várias fontes e gerar informações personalizadas.

O BI simplifica a descoberta e análise de informações, tornando possível para os tomadores de decisão, em todos os níveis de uma organização, para mais facilmente aceder, compreender, analisar, colaborar e agir sobre a informação, a qualquer hora e em qualquer lugar.

2. O que é o Portal de Indicadores Educacionais (IES)?

É um software personalizado da Hoper Educação que integra informações públicas produzidas pelo Ministério da Educação (MEC), INEP e IBGE, além de dados das pesquisas nacionais da própria Hoper, entre os quais o preço das mensalidades dos cursos superiores existentes no Brasil (cerca de 29 mil). Assim, a empresa ou instituição interessada encontrará toda a inteligência de mercado desenvolvida pela Hoper, ao longo de 15 anos de trabalho, reunidas em um só local.

3. O que posso encontrar neste Portal?

O Portal de Indicadores Educacionais reúne mais de 3 milhões de informações acadêmicas, de mercado e gestão do setor de educação reunidas e consolidadas em um software de Business Intelligence (BI).

Esta ferramenta disponibiliza também dois simuladores: o primeiro, de Avaliação de Cursos de Graduação; o segundo de CPC (Conceito Preliminar de Curso), que permite a instituição fazer uma simulação da nota que cada curso deverá tirar, quando avaliado pela Comissão do MEC, tornando-se assim um valioso elemento de gestão.

Veja alguns indicadores que você pode encontrar no Portal:
• Evolução anual das matrículas, ingressantes, vagas, candidatos e concluintes dos cursos de todas as instituições de ensino do Brasil;
• População por faixa etária e renda de todas as regiões do país;
• Evolução dos concluintes do Ensino Médio em todos os municípios do Brasil;
• Participação no Mercado (Market Share) de todas as instituições de ensino no país;
• Participação nas Vendas (Sale Share) - ou participação no número de ingressantes de todos os cursos de todas as IES do Brasil;
• Valores de mensalidades de todos os cursos e de todas as IES do Brasil;
• Perfil socioeconômico do estudante de todos os cursos e de todas as IES do país;
• Simulador do CPC e IGC;
• Diversos rankings;
• Indicadores compostos, tais como: ENADE versus Market Share; CPC versus Sale Share; Crescimento de matrículas versus valor de mensalidade; perfil do estudante versus Desempenho Acadêmico (ENADE).

4. Quem pode se beneficiar do Portal de Indicadores Educacionais (IES)?

As Instituições de Ensino Superior (IES) são as principais beneficiadas, pois poderão aferir com mais exatidão a realidade do mercado. Em especial, o Portal ajudará as CPAs e o pesquisador institucional que precisam desenvolver relatórios frequentes sobre a IES, apontar necessidades de atualizações e mudanças.

5. De que maneira o Portal de Indicadores Educacionais pode ser útil na minha Instituição?

Na qualificação de rotinas e procedimentos inevitáveis nas IES, por exemplo, no desenvolvimento de documentos oficiais que devem ser gerados para o MEC. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Relatório de Avaliação Institucional são gerados com frequência e necessitam de dados do mercado e da região.
Outro aspecto é a utilidade para investidores e gestores que desejam expandir e adquirir novos negócios. Tais decisões devem estar baseadas em indicadores confiáveis.

6. Consigo filtrar informações de meu interesse?

Sim. Os indicadores podem ser aplicados a partir de diversos filtros:
• Cidade, Estado e/ou Região;
• Instituição de Ensino Superior;
• Ano;
• Categoria administrativa;
• Prova do ENADE / Questionário socioeconômico do ENADE.

Vejamos alguns exemplos práticos de possíveis aplicações de filtros:
• Qual instituição da sua cidade apresenta o curso de Psicologia com maior taxa de crescimento de novos alunos nos últimos 3 anos? E entre as que cobram valores de mensalidades acima de R$ 500,00, qual a IES que mais cresceu?
• Qual a relação entre a nota do ENADE e o crescimento ou declínio da procura de um determinado curso de uma instituição?
• Qual o perfil do aluno que procura o curso de Enfermagem, no turno matutino, em Porto Alegre (RS)?

7. Qual a origem dos dados usados no Portal IES?

As fontes principais utilizadas no Portal são:
a) MEC - Ministério da Educação;
b) INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira;
c) IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
d) Censo anual Hoper dos valores de mensalidades dos 29 mil cursos superiores de todo o Brasil;
e) Demais pesquisas de mercado da Hoper.

8. Quando ocorrem as atualizações/incorporações dos dados no Portal IES?

As atualizações de informações ocorrem de modo regular, de acordo com cada área. Em geral, no começo do ano, são liberados os dados do Censo de Educação do Ensino Superior; no final do ano, o banco de dados do ENADE.

Já os preços das mensalidades dos cursos de graduação são atualizados pela equipe de telemarketing ativo, da Hoper Estudos de Mercado, especialmente entre dezembro e março.

9. Qual o diferencial do Portal IES, ao usar os dados do ENADE?

O diferencial é disponibilizar ao usuário, informações das provas e dos questionários socioeconômicos do ENADE (2004-2009), que viabilizam:
• Estudar comparativamente o perfil socioeconômico dos acadêmicos (inclusive dos seus concorrentes);
• Diagnosticar o desempenho dos acadêmicos, ingressantes ou concluintes, nas provas realizadas, inclusive com a apresentação dos percentuais de acertos nas questões das provas;
• Evidenciar as condições do trabalho pedagógico e o desenvolvimento do professor, na região e de seus concorrentes.

10. É necessário ter pessoal especializado para usar o Portal IES?

Não. Basta ter conhecimentos básicos de informática e do mercado educacional.


0.11.10.17